Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

Carros Clássicos

Mitsubishi celebra 40 anos de estreia na Europa

Marca espera regressar aos lucros na Europa em março de 2014

 
 
Slideshow
Mitsubishi já produz automóveis há quase um século, mas é relativamente jovem no que toca à Europa

A MitsubishiMitsubishiMitsubishiJapão, 1917 > presente72 modelos
1314 fotografias
5 vídeos
está a comemorar o 40º aniversário da sua estreia na Europa, quando o seu primeiro carro a ser posto à venda na Europa foi apresentado no Salão Automóvel de Londres em outubro 1974.

A Mitsubishi foi fundada em 1870 como uma empresa de transporte de mercadorias tendo acabado por expandir para a construção naval e é hoje formada por cerca de 25 empresas afiliadas. A Mitsubishi Shipbuilding construiu o primeiro carro da companhia em 1917, uma cópia do Fiat Tipo 33 TERFiat 3 TERItália, 1912 > presente3 fotografias
. A Mitsubishi Heavy Industries construiu todos os carros da Mitsubishi até 1970, quando a empresa foi desmembrada e surgiu a Mitsubishi Motors.

A ChryslerChryslerChryslerEstados Unidos da América, 1925 > presente70 modelos
877 fotografias
1 video
comprou 15% da Mitsubishi Motors em fevereiro de 1970 e começou a vender carros da empresa nos Estados Unidos como os modelos DodgeDodgeDodgeEstados Unidos da América, 1914 > presente59 modelos
1028 fotografias
6 vídeos
e PlymouthPlymouthPlymouthEstados Unidos da América, 1928 > 200119 modelos
128 fotografias
.

Alguns veículos Mitsubishi foram importados para Espanha e Grécia, antes de 1970, mas as importações oficiais começaram em maio de 1971 nos EUA. A Mitsubishi teve dificuldades em criar uma rede de concessionários e apenas 4861 carros foram vendidos na Europa entre 1971 e 1975.

Em 1974 a Chrysler decidiu dar apoio à Mitsubishi na Europa e ajudá-la a desenvolver a empresa e começou com o LancerMitsubishi Lancer Gen.1Japão, 1973 > 19796 versões
e com o GalantMitsubishi Galant Gen.1Japão, 1969 > 19733 versões
.

A Mitsubishi também teve muito sucesso nos rális

A Mitsubishi também teve muito sucesso nos rális

© imagem cedida por: Mitsubishi

A partir daí a Mitsubishi expandiu para outros mercados europeus, incluindo a Alemanha em 1977 e a França em 1978.

No ano passado, a Mitsubishi vendeu 92.441 carros em 34 países europeus. O seu melhor mercado é a Alemanha, com 22.138 carros vendidos, seguido do Reino Unido, com 12.349 carros e da Noruega, com 5.697 carros.

Na Rússia a marca vendeu 80 mil carros, mas a Mitsubishi tem desde 2007 uma empresa separada para o mercado russo, pelo que não é considerada parte da Europa.

O facto de ser uma marca pequena não impediu a Mitsubishi de desenvolver novas tecnologias. A marca colocou à venda em 1995 os motores de injecção directa e introduziu o carro elétrico i-MiEVi-MiEVMitsubishi i-MiEVJapão, 2009 > presente3 fotografias
em 2010. Na sua história a marca venceu o Rali Dakar por 12 vezes com o PajeroPajero Gen.3Mitsubishi Pajero Gen.3Japão, 1999 > 20068 versões
5 fotografias
e conquistou quatro títulos de piloto e um título de construtores no WRC. O Lancer conquistou olugar de ícone dos ralis, vencendo a sua primeira prova europeia no 1000 Lakes Rally em 1977 e conquistando os quatro títulos do WRC.

A Europa só recebeu um modelo exclusivo da Mitsubishi até ao lançamento do CarismaMitsubishi CarismaJapão, 1995 > 20042 versões
em 1995 com uma plataforma compartilhada com a VolvoVolvoVolvoSuécia, 1927 > presente49 modelos
4537 fotografias
6 vídeos
e o ColtColt Gen.7Mitsubishi Colt Gen.7Japão, 2002 > presente65 versões
103 fotografias
2 vídeos
só chegou em 2004. Em 2005 a marca iniciou uma parceria com a PSA PeugeotPeugeotPeugeotFrança, 1882 > presente120 modelos
4048 fotografias
7 vídeos
-CitroënCitroënCitroënFrança, 1919 > presente94 modelos
5546 fotografias
11 vídeos
para co-desenvolver modelos compactos.

Embora a empresa tenha certamente tido algumas dificuldades na década de 2000 afirma que vai recuperar a rentabilidade no ano fiscal 2013, que termina em março de 2014. A Mitsubishi admite que a Europa é o seu mercado global mais difícil e a crise atual torna-o ainda mais difícil. No entanto a marca japonesa acredita que pode criar um nicho como um fabricante de automóveis na Europa fora do mainstream.

Enciclopédia
MitsubishiMitsubishi

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Carros ClássicosTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria

Enciclopédia

fechar