A Volkswagen continua a trabalhar no desenvolvimento e lançamento de um sucessor do icónico Microbus. Na edição deste ano do North American International Auto Show (NAIAS) a marca alemã revelou o protótipo elétrico ID Buzz que foi inspirado no modelo histórico.
Novo modelo que vem em 2022
O MPV elétrico de tração integral de design retro deverá inspirar um novo modelo que deve chegar ao mercado em 2022. O ID Buzz de oito lugares foi desenvolvido em torno de uma nova arquitetura de carros elétricos que permite a maximização do espaço interior.
O protótipo revelado no NAIAS faz parte de uma estratégia de veículos elétricos arquitetada pelo CEO da VW Herbert Diess que pretende colocar a marca no topo do ranking em termos de carros elétricos. O ID Buzz é o segundo de cinco protótipos elétricos que vão orientar a direção da VW para este objetivo. O primeiro foi o
ID hatchback apresentado no Salão Automóvel de Paris de 2016. Os próximos protótipos devem incluir um SUV, uma berlina e um carro desportivo.
Motorização elétrica
O ID Buzz recebe tração integral graças aos dois motores elétricos que o alimentam. Um dos motores está localizado na frente, enquanto que o segundo foi montado no eixo traseiro.
Cada um dos motores elétricos fornece um máximo de 201cv, pelo que o ID Buzz apresenta uma potência combinada de 374cv. Isto permite-lhe atingir os 100km/h em 5 segundos, com uma velocidade máxima limitada a 160km/h.
Uma das boas notícias sobre o protótipo é a sua autonomia. Equipado com uma bateria de iões de lítio de 111kWh o ID Buzz permite até 600km de condução numa só carga. Este valor é 65km superior à autonomia reivindicada para o protótipo apresentado na edição de 2016 do CES, o
Budd-e.
Tecnologia autónoma
O protótipoID Buzz também está a apresentar os últimos desenvolvimentos das tecnologias de condução autónoma da VW. Graças a ela o condutor pode recolher o volante e girar 180 graus para a parte traseira da cabine. Esta tecnologia faz parte do modo ID Pilo que está a ser desenvolvido pela marca alemã e que deve ser introduzido nos seus modelos em 2025.
Dimensões
Comparado com o protótipo Budd-e o ID Buzz é 344mm mais comprido com 4941mm, 36mm mais largo com 1976mm e 128mm mais alto com 1963mm. O protótipo foi desenvolvido com uma versão mais longa da nova plataforma MED da VW com uma distância entre eixos de 3300mm.