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A Comissão Europeia está a examinar um pedido feito pelo governo francês que pretende que a Coreia do Sul envie informações prévias sobre a quantidade de carros que pretende exportar para a União Europeia. Este parece um primeiro passo para uma possível re-introdução de taxas anuais depois da entrada em vigor de um acordo de livre comércio com aquele país asiático.
Ao contrário do que acontece com algumas marcas de automóveis europeias, as vendas de carros sul-coreanos na Europa cresceu 24% no ano passado. No caso das marcas francesas, estas têm-se ressentido da concorrência vinda das marcas sul-coreanas HyundaiHyundaiRepública da Coreia, 1967 > presente79 modelos
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e KiaKiaRepública da Coreia, 1944 > presente52 modelos
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“A Comissão Europeia confirma que recebeu uma nota das autoridades francesas pedindo ... medidas de vigilância prévia para as importações de automóveis sul-coreanas,” referiu num comunicado o porta-voz do Comércio da UE John Clancy. “A Comissão está a rever cautelosamente este pedido.”
Se este pedido vier a ser aceite pode significar que as autoridades podem requerer um documento que acompanhe os produtos que serão exportados para União Europeia. A vantagem desta medida estaria no conhecimento do tipo e do número de produtos com destino ao mercado europeu.
O acordo de comércio livre entre a União Europeia e a Coreia do Sul foi introduzido a 1 de julho do ano passado mas o tratado incluiu uma cláusula de salvaguarda que permite a Bruxelas a re-introdução de taxas se os produtores de indústrias importantes forem prejudicadas pelo um forte aumento das importações.
Apesar do aumento para 345,000 de veículos nas exportações de carros sul-coreanos para a Europa, este valor continua ainda longe das 640,000 exportadas em 2007. A diferença é que entretanto as marcas sul-coreanas começaram a apostar na produção de modelos específicos para a comercialização na Europa, local onde também são produzidos.
Aliás Andreas Brozat, porta-voz da Hyundai, confirma que no primeiro semestre de 2012 menos de 12 por cento dos 232,454 carros da marca sul-coreana foram produzidos na Coreia do Sul, enquanto que 70 por cento foram produzidos na Europa.
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