A Seat acaba de lançar a quinta geração do popular supermini Ibiza. O novo Seat Ibiza foi construído na nova plataforma MQB A0 do Grupo Volkswagen que também vai ser usada pelos futuros superminis e SUVs compactos da empresa. O supermini espanhol recebeu um novo design e tem mais espaço interior de forma a competir com os rivais Volkswagen Polo, Opel Corsa e Ford Fiesta.
Variantes SC de três portas e carrinha ST deixam o Seat Ibiza
A quinta geração do Seat Ibiza vai deixar para trás duas das suas habituais carroçarias. Embora o modelo de três portas fosse tradicionalmente a variante mais vendida, uma quebra de vendas nos últimos anos fez com que a marca espanhola a descartasse da nova gama, tal como fizeram a
Renault,
Nissan e
Skoda fizeram com os respectivos
Clio,
Micra e
Fabia.
O variante carrinha também vai ser descartada e para ocupar esse lugar a marca espanhola vai lançar o novo SUV compacto Arona que vai ser baseado na
quinta geração do Seat Ibiza. Tal como o supermini, o Seat Arona vai ser construído sobre a a plataforma MQB A0 da
Volkswagen, uma estrutura que também vai ser utilizada nos futuros
Polo e
Fabia.
Comparativamente ao
anterior Seat Ibiza, a
nova geração é 87 milímetros mais larga (1780 milímetros), 2 milímetros mais curto (4059 milímetros) e 1 milímetro mais baixo (1444 milímetros). De forma a a ofrecerec uma cabine mais espaçosa a Seat aumentou a distância entre eixos do
novo Ibiza para 2564 milímetros, 95 milímetros mais do que o modelo anterior. O volume de carga também aumentou 63 litros para uma capacidade total de 355 litros.
Relativamente à gama de motores a
Seat vai transpôr a maior parte dos motores da
atual gama Ibiza. No entanto, o supermini espanhol vai receber no final de 2017, uma nova unidade a gasolina 1.5 TSI de quatro cilindros com 150cv. O novo Ibiza também vai estar equipado com um motor de três cilindros 1.0 TSI com 95 ou 115cv de potência. Na vertente diesel o supermini vai estar disponível com três motores 1.6 TDI com potências de 80, 95 e 115cv. Finalmente, graças à nova plataforma MQB A0,
o novo Seat Ibiza vai ser o primeiro da sua categoria a oferecer uma versão de Gás Natural Comprimido (GNC) com um motor 1.0 TSI de 90cv.
Os motores de potência inferior da
quinta geração do Ibiza vão estar equipadas com uma transmissão manual de cinco velocidades, enquanto que as versões mais potentes vão receber uma caixa de seis velocidades. Opcionalmente a
Seat vai também disponibilizar uma transmissão de dupla embreagem DSG de sete velocidades.
Seat Ibiza Cupra ainda não está confirmado
Em gerações anteriores a
Seat comercializou uma versão topo de gama de desempenho Ibiza Cupra. No entanto, a marca espanhola ainda não decidiu se essa versão mais desportiva do supermini vai ser lançada
na quinta geração do modelo.
A
Seat vai analisar se existe mercado suficiente para o Ibiza Cupra e se assim for o lançamento deve acontecer dentro de seis a 12 meses após a apresentação do modelo base.