Faz deste make teu fã

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Maserati

Maserati

Itália Itália (1914 - presente)
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
conteúdos:

História


adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
História

Na viragem para o século XX a família Maserati tinha seis irmãos de alguma forma envolvidos na engenharia ou no design automobilístico. Alfieri, Bindo, Carlo, Ettore, Ernesto e Mario Maserati eram na altura responsáveis pela produção de carros de corrida para a DiattoDiattoDiattoItália, 1904 > 19282 modelos
10 fotografias
. Quando a marca foi suspensa em 1926 os irmãos resolveram criar o primeiro Maserati e a consequente criação da marca. Nesse mesmo ano Alfieri Maserati ganharia a Targa Floria com um Maserati o que marcou o início da produção de veículos de competição.

Maserati 26B, 1927

Maserati 26B, 1927

© imagem cedida por: Maserati


Apesar da morte de Alfieri em 1932, os irmãos decidiram continuar com a empresa, produzindo carros e vencendo competições. Em 1937 os irmãos Maserati vendem as respetivas percentagens da marca à família Orsi. Os irmãos mantêm-se a trabalhar na Maserati durante mais dez anos. Nessa altura a sede da marca muda-se para Modena.

Quando começou a Segunda Guerra Mundial, a empresa italiana deixou de lado a produção de carros a fim de ajudar os esforços de guerra italianos, produzindo componentes. A empresa também tentou produzir um automóvel V16 especial para Benito Mussolini, mas nunca aconteceu. Após o conflito ter terminado, a Maserati recomeçou a produção de carros e logo depois os irmãos Maserati deixariam a empresa para sempre em 1947. Estes abriram, então, a empresa automóvel O.S.C.A.OscaOscaItália, 1947 > 196710 modelos
12 fotografias
que sobreviveu por duas décadas.

Nos finais da década de 50 a direção da Maserati começou a apostar em carros de estrada para além dos desportivos e dos carros de competição. Em 1968 a Maserati é comprada pela CitröenCitroënCitroënFrança, 1919 > presente94 modelos
5546 fotografias
11 vídeos
e as duas marcas passaram a partilhar engenharia e tecnologia de forma a aperfeiçoarem os seus veículos. Quando a Citröen se fundiu com a PeugeotPeugeotPeugeotFrança, 1882 > presente120 modelos
4048 fotografias
7 vídeos
a Maserati apenas sobreviveu graças a fundos do governo italiano e acabou por ser comprada em 1975 por Alessandro de Tomasso. O antigo piloto de corridas tomou o leme da empresa e ressuscitou-a.

A americana ChryslerChryslerChryslerEstados Unidos da América, 1925 > presente70 modelos
880 fotografias
1 video
comprou uma significativa percentagem da Maserati no início dos anos 90 mas pouco tempo depois o Grupo FiatFiatFiatItália, 1899 > presente159 modelos
4918 fotografias
35 vídeos
comprou a marca e começou a investir na sua revitalização. A FerrariFerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5153 fotografias
37 vídeos
assumiu o controlo total da Maserati em 1999, para que esta se tornasse no seu segmento de luxo, mas acabou por “devolvê-la” ao Grupo Fiat em 2005.



Voltar ao topotop
fechar