Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Thomas Mallett2012-04-20 19:15:44

Os 10 melhores carros para levar para uma estância de ski

Às vezes um carro novo é lançado e pensamos que ele seria perfeito para uma determinada função, ou que pelo menos seria divertido experimentar. Para nós aqui no Autoviva um desses carros foi o Ferrari FF. O grande Ferrari de motor V12 tem tração às quatro rodas e oferece alguma capacidade de transporte de bagagem.

Sendo um esquiador inveterado comecei a perguntar-me que outros carros se iriam comportar bem numas férias de ski nos Alpes. O Ferrari foi incluído na lista, mas juntamos-lhe outros nove, desde as opções mais sensatas até às mais lunáticas. Gostamos de apimentar as nossas listas... dá uma espreitadela e vê se concordas!

Primeira escolha Autoviva para uma viagem à neve: o Ferrari FF. Obviamente.

Primeira escolha Autoviva para uma viagem à neve: o Ferrari FF. Obviamente.

© imagem cedida por: Ferrari

Ferrari FFFFFerrari FFItália, 2011 > presente24 fotografias
1 video

Quando vi pela primeira vez o FF com uma traseira algo deselegante e sistema de tração às quatro rodas, pensei imediatamente numa ida até aos Alpes franceses.

Para mim um GT deve ser bom para maratonas de auto estrada e rápido e o FF é atrativo em ambos os parâmetros. Anda muito bem e está equipado com um sistema de media e entertenimento a bordo bastante bom. Também tem uma das melhores combinações de motor e de caixa de velocidades neste canto do universo.

O V12 de 660cv é sonoro e muito suave e funciona perfeitamente com a caixa de velocidades de dupla embraiagem. Esta combinação faz imenso sentido no FF e, se me permitem a ousadia, diria que ele até parece mais rápido do que um Lamborghini Aventador.

Mas por que é que ele é uma boa opção para "nós" esquiadores? Porque, pela primeira vez em muito tempo este carro tem espaço suficiente para que um casal leve consigo todo o material necessário, incluindo os esquis!

Para além disso o sistema de tração às quatro rodas é um dos melhores que eu já experimentei. É importante salientar que os pneus largos e de perfil baixo não são a melhor opção na neve, mas pode-se sempre optar por colocar uns pneus de Inverno.

Melhor ainda é o facto de que este sistema de tração às quatro rodas permite que o condutor se possa divertir um bocado no caminho. Tem um comportamento bastante neutro, não exibindo algumas das características típicas da tração integral, melhor diria que o da Lamborghini ou até mesmo da Audi, mesmo que o controlo de tração seja um pouco intrusivo.

Mesmo que o consumo de combustível o possa obrigar a parar mais vezes do que um normal diesel 4X4, esta é sem dúvida a forma de chegar em grande estilo à entrada da discoteca La Cave em Courchevel 1850.

O FF é espaçoso o suficiente para transportar o equipamento de esqui

O FF é espaçoso o suficiente para transportar o equipamento de esqui

© imagem cedida por: Ferrari

 

Range RoverRange Rover 3.6 TDV8 VogueLand Rover Range Rover 3....Reino Unido, 2010 > presente2 fotografias

Se tivesse a oportunidade de conduzir em qualquer veículo opulento, da variedade existente nos condados do interior do Reino Unido, então o Range Rover seria aquele que eu estaria interessado em usar mais vezes.

Ao longo dos últimos sete anos o Range Rover introduziu uma infinidade de novas versões. Neste grupo está incluído o Sport e eu gostava de deixar claro que não vou falar sobre esta versão.

Na verdade, de que vale a pena ter um Range Rover desportivo? Um carro que continua a ser melhor quando é conduzido lentamente, mas que é menos luxuoso? Bem, é mais barato do que o irmão mais velho, mas...

Sim, é do Range Rover equipado com o motor 3,6 litros V8 a diesel que eu estou a falar. Já ouço a pergunta, porquê este motor? Não porque faça o carro andar mais depressa, mas porque é bastante progressivo, silencioso e com uma torrente de binário sempre disponível. A receita perfeita para uma longa viagem pelas estradas da europa.

Se não precisas de chegar à estância em tempo recorde, e se queres chegar confortável e relaxado (e claro, a conta bancária ajudar), um Range Rover é a única forma de viajar.

 A nossa escolha para quem aprecia viajar em grande estilo: o Range Rover 3,6 V8

A nossa escolha para quem aprecia viajar em grande estilo: o Range Rover 3,6 V8

© imagem cedida por: Land Rover

 

BMW 535d xDrive Touring535d Touring xDrive AutomaticBMW 535d Touring xDrive A...Alemanha, 2011 > presente1 photo

Que tipo de características podem fazer falta num carro que é utilizado para chegar aos desfiladeiros alpinos e depois atravessar a infinidade de estradas serpenteantes? Isto é especialmente relevante se tiveres uma família mas ainda assim gostares de conduzir e se estiveres farto dos preços elevados do combustível.

Uma parte significativa dos proprietários de um BMW 535d xDrive terão marcado "x" nestas opções. Na verdade, o dono de um 535d xDrive, tem provavelmente a capacidade de adquirir um novo M5, mas hoje em dia o diesel é uma opção muito mais tentadora, eis porquê:

O novo Série 5 F10 é relativamente mais espaçoso do que o E60 para viagens familiares e além disso mais aconchegante que o seu antecessor. Acrescenta-lhe um sistema de tração às quatro rodas e um motor de 3.0 litros a diesel com 313cv e 630Nm de binário, e um consumo de 5.9l/100km e o resultado é o derradeiro veículo transcontinental.

O sistema de tração às quatro rodas tende para a traseira do carro, algo que apreciamos no Autoviva. Isto significa que o 535d vai ser divertido em estradas sinuososas mantendo a capacidade de te tirar de problemas nas escorregadias estâncias de esqui.

Não existem muitos carros com tanto talento.

O BMW Série 5 535d com xDrive é verdadeiramente versátil:. Familiar, económico e divertido de conduzir

O BMW Série 5 535d com xDrive é verdadeiramente versátil:. Familiar, económico e divertido de conduzir

© imagem cedida por: BMW

 

Caterham CSR 2607 CSR 260Caterham 7 CSR 260Reino Unido, 2004 > presente2 fotografias

O quê? Sim, sim, nós sabemos, mas há algum método na loucura, continua a ler... O Caterham pode ser uma sugestão ainda mais ridícula do que um supercarro que custa um zilião de euros, mas não consigo pensar em mais nenhum onde eu preferisse sentar-me (devidamente equipado para qualquer tipo de condições meteorológicas) do que o Caterham CSR 260.

Não é o mais prático, na verdade tive que me convencer a mim próprio que seria possível prender de alguma forma uns esquis à roll cage, e que seria possível encontrar brechas suficientes e recantos para esconder umas luvas e um casaco de esqui. Será que me deixei levar pelo entusiamo e perdi toda a lógica?

Não, o Caterham CSR 260 merece um lugar nesta lista  porque é o carro que qualquer um gostaria de conduzir até uma estação de esqui no verão. E não há sensação melhor do que a condução através dos Alpes, enquanto se observa a suspensão do pequeno Caterham a trabalhar.

Terias de levar um CSR 260 porque é pura e simplesmente o Caterham mais rápido de todos e existem muitos ganchos na tipica estrada alpina para não satisfazer a vontade de um pouco de "powersliding".

O Caterham CSR 260 pode ser a opção mais gelada, mas também é a mais divertida num desfiladeiro alpino sinuoso

O Caterham CSR 260 pode ser a opção mais gelada, mas também é a mais divertida num desfiladeiro alpino sinuoso

© imagem cedida por: Caterham

 

Mercedes R-Class 350 CDIR 350 CDI 4MATICMercedes-Benz R 350 CDI 4...Alemanha, 2010 > presente2 fotografias

O Mercedes Classe R não é um carro particularmente consensual em Portugal. Na verdade, eu não tenho certeza se ele é realmente consensual em qualquer país, mas isso não faz dele um mau carro, especialmente quando satisfaz tão bem as exigências do viajante de longo curso, como acontece neste caso.

O R350 CDI tem 265cv e tração às quatro rodas de base. Equipado com uma suspensão pneumática opcional a qualidade da condução é confortável ao extremo e o design exterior em forma de caixa traduz-se num espaço interior cavernoso.

O R350 CDI torna-se numa escolha apelativa para aqueles que não querem o aspecto de um SUV e para aqueles que querem algo que tenha uma condução mais semelhante à de um carro do que de um Range Rover. Equipado com o excelente motor diesel de seis cilindros da Mercedes é uma escolha diferente, mas mesmo assim, uma boa escolha.

O R-Class convence com a qualidade de condução, o interior espaçoso e o excelente motor

O R-Class convence com a qualidade de condução, o interior espaçoso e o excelente motor

© imagem cedida por: Mercedes-Benz

 

Renault Megane R26Megane II Renault Sport F1 Team R26Renault Megane II Renault...França, 2006 > presente8 fotografias

O Renault Megane R26 é um favorito do Autoviva, não é a última geração, mas representou um ponto importante na história dos utilitários desportivos da Renault.

O Clio Sport tem sido venerado desde o Clio Williams de 1994, mas demorou algum tempo até que o irmão maior o apanhasse. O Megane é um carro em que é concebível transportar bagagem para as férias e alguns esquis e o chassis com tração dianteira deve lidar de forma admirável com as estradas sinuosas de montanha e com a eventual neve.

Porquê o R26 e não o 225 base? O R26 resolveu os problemas de condução que o carro base tinha. Aproveita muito melhor a potência devido ao diferencial auto blocante e a geometria da suspensão é simplesmente muito melhor.

. Um hot hatch desportivo que promete uma boa diversão na condução nas montanhas

. Um hot hatch desportivo que promete uma boa diversão na condução nas montanhas

© imagem cedida por: Renault

 

Skoda YetiYeti Gen.1Skoda Yeti Gen.1Rep. Checa, 2009 > presente196 versões
219 fotografias
1 video

O Yeti é construído na forma clássica de dois volumes, o que nos convém perfeitamente neste caso. Sendo um Skoda é um veículo com qualidade de fabrico, uma alternativa mais barata para os fãs do grupo VW e pode ser equipado com um sistema de tração às quatro rodas opcional.

O Yeti tem sido um sucesso de vendas e é fácil de perceber porquê. Não é o carro mais elegante, mas vem equipado com a excelente gama de motores VW, anda e conduz-se bem e é extremamente versátil.

O Yeti é uma escolha segura para qualquer pessoa com uma família e estaria na minha lista de compras se eu fosse para os Alpes e estivesse à procura de um veículo bem fabricado, com um bom preço e económico para fazer a viagem.

O Yeti Skoda é uma escolha versátil e de qualidade a um custo acessível

O Yeti Skoda é uma escolha versátil e de qualidade a um custo acessível

© imagem cedida por: Skoda

 

Subaru ForesterForester Gen.3Subaru Forester Gen.3Japão, 2008 > 201329 versões
37 fotografias

A Subaru tem uma reputação de fabricar carros resistentes, com bom comportamento dinâmico e tração às quatro rodas. É exatamente o que precisamos para a nossa mítica viagem!

O Forester tem uma mala com espaço para 1660 litros e dois motores de 2.0 litros disponíveis, um a gasolina e outro a diesel. Ambos têm 150cv, pelo que não vão ser batidos quaisquer recordes de velocidade, mas a natureza firme e resistente do Forester fazem o melhor uso da potência modesta.

É um pouco ambicioso estabelecer uma ligação entre o agressivo Impreza de Colin McRae e o mais amadurecido Forester, mas ainda assim a Subaru aprendeu com a sua tecnologia de rali. As estradas de montanha geladas são um recreio para o Forester.

Com um DNA de rális, o Subaru Forester é um parceiro confiável para uma aventura na neve.

Com um DNA de rális, o Subaru Forester é um parceiro confiável para uma aventura na neve.

© imagem cedida por: Subaru

 

Dacia DusterDusterDacia DusterRoménia, 2010 > presente71 versões
89 fotografias
1 video

O que faz vender o Dacia Duster? A resposta seria o preço. Só irá ser lançado no Reino Unido em junho de 2012 (em Portugal está disponível desde 2011), mas o site da Dacia diz que vai custar menos de £10,000. Para um 4x4? É muito carro por este valor.

Apesar do preço humilde o Dacia não é um carro nada mau. Na verdade existem muito poucos carros verdadeiramente maus hoje em dia pelo que o Duster desempenha um papel vital para muitas pessoas, proporcionando boas capacidades todo-o-terreno com bastante espaço interior.

O Duster está disponível com tração às duas ou quatro rodas e motores a diesel e a gasolina. Provavelmente escolheríamos o 1.5dci Renault pela economia de combustível e pelo binário. Se quiser ir esquiar, levar muito equipamento e quatro pessoas e fazê-lo da forma mais barata possível, o Dacia Duster é uma proposta interessante.

O Duster é a escolha mais pragmática, oferecendo capacidades de espaço e off-road a um preço imbatível

O Duster é a escolha mais pragmática, oferecendo capacidades de espaço e off-road a um preço imbatível

© imagem cedida por: Dacia

 

Agera RAgera RKoenigsegg Agera RSuécia, 2011 > presente11 fotografias
1 video

Porque que não pensaste nisto antes! Com 1115cv e equipado com pneus para suportar os 418km/h de velocidade máxima o Koenigsegg Agera R pode não estar no topo da lista de muitas pessoas para para umas férias na neve.

Dito isto, estava na lista de um homem, e isso é suficiente para o Autoviva. A Koenigsegg associou-se à Thule para projetar uma caixa de teto de fibra de carbono que encaixa no teto do carro e ao fazê-lo acaba por substituir completamente o telhado. Inteligente.

A boa notícia é que se não se sentir corajoso o suficiente para lidar com todos os cavalos de potência, a gasolina normal de 95 octanas o motor só atinge os 940cv. Sem problemas então.

O Koenigsegg Agera R não é o carro mais sensível da lista. Esqueçam isso, na verdade é pura loucura. Mas desafio-vos a não se imaginarem como heróis quando chegarem ao vosso (sem dúvida ostentoso chalé) em Courchevel.

Não é a escolha (nada) convencional, mas ainda assim útil já que o Agera R pode ser equipado com uma caixa de telhado da Thule para transportar equipamento de esqui

Não é a escolha (nada) convencional, mas ainda assim útil já que o Agera R pode ser equipado com uma caixa de telhado da Thule para transportar equipamento de esqui

© imagem cedida por: Koenigsegg

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Top 10Top 10 Destaques do anoReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar