Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Enzo Ferrari: 24 anos depois da sua morte

A vida da Ferrari foi definida pelas corridas de automóveis

Há certos nomes ligados à indústria automóvel que mesmo as pessoas que não percebem muito de carros conhecem. Esses nomes incluem Henry FordFordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2549 fotografias
11 vídeos
, ​​as três gerações de Ferdinand PorschePorschePorscheAlemanha, 1931 > presente43 modelos
4655 fotografias
29 vídeos
e Enzo Ferrari. A 14 de agosto de 1988 Enzo Ferrari morreu aos 90 anos de idade, foi há 24 anos.

FerrariFerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5148 fotografias
37 vídeos
é certamente um dos homens mais reconhecidos no mundo automóvel. Foi ele o responsável por trazer a Itália do pós-guerra para o sucesso das corridas de automóveis e por construir alguns dos maiores carros de estrada e de corrida algumas vez feitos.

Também era famoso pelo seu lado irreverente. Durante as corridas trazia os seus pilotos ao mesmo tempo para as boxes e incentivava a concorrência entre eles. O lugar de piloto na Ferrari nunca estava seguro naquela altura. Ao mesmo tempo adorava os seus pilotos ou pelo menos assim parecia exteriormente. Quando os pilotos começaram a morrer deixou de ir às corridas porque não conseguia vê-los. A partir daí Ferrari iria esperar que os relatórios sobre os resultados das corridas lhe chegassem por telefone.

Ferrari construiu uma empresa que fez das corridas prioridade. Vendia carros de estrada de alta performance para as pessoas mais ricas do mundo para financiar os seus empreendimentos competitivos. Além disso, era uma pessoa que nem sempre estava disposto a ceder e mudar. Os seus carros mantiveram travões de tambor mesmo depois dos travões de discos terem passado a ser o paradigma. Também foi contra a criação de carros de motor central argumentando que as carroças eram puxadas pela frente e não empurradas por trás.

"Devemos lembrar o exemplo do nosso Fundador, em primeiro lugar para os mais jovens. Enzo Ferrari sempre foi capaz de olhar em frente, mesmo nas situações mais difíceis. Realizou o seu sonho, perseguiu-o com uma determinação e uma paixão extraordinárias, qualidades que hoje estão imbuídas nos homens e mulheres que trabalham na empresa que recebeu o seu nome. Tenho a certeza que ficaria orgulhoso daqueles que representam a Ferrari no século XXI, uma grande força na indústria e nas corridas de automóveis que produz carros de sonho e ainda está no topo do desporto automóvel, trazendo alegria a milhões de fãs da marca, em todos cantos do mundo", referiu o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo.

A Ferrari começou a competir em 1920 num Alfa RomeoAlfa RomeoAlfa RomeoItália, 1910 > presente108 modelos
2261 fotografias
7 vídeos
com resultados mistos. Em 1929, fundou a Scuderia Ferrari e correu com Alfa Romeos. Os anos 30 foram um tempo difícil para a Ferrari com os Silver Arrows da Auto UnionAuto-UnionAuto-UnionAlemanha, 1932 > 19647 modelos
12 fotografias
e da MercedesMercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9896 fotografias
33 vídeos
a dominarem aquela época, mas Tazio Nuvolari venceu o GP da Alemanha em 1935 contra a forte concorrência. Em 1950, a Ferrari tornou-se numa das primeiras equipas a competir na Fórmula 1, mas só alcançou a sua primeira vitória em 1951 no Grande Prémio de Inglaterra.

Ao longo da década de 50, a Ferrari começou a construir as suas bases. Em 1949 construiu o seu primeiro carro da estrada e durante esse período aumentou o número de vitórias em corridas e na Fórmula 1 através da época. A Ferrari dominou Le Mans no início dos anos 60 até à entrada da Ford na competição em meados dos anos 60. A Ford tentou comprar a Ferrari, mas a proposta foi rejeitada no último momento e isso estimulou a Ford para tentar derrotar a Ferrari na pista já que não podia ser dona da empresa.

Ferrari teve dois filhos, o primeiro filho Dino morreu de distrofia muscular em 1956, mas para homenageá-lo o nome Dino foi usado nos Ferraris seis cilindros. O outro filho, Piero Ferrari, nasceu de uma relação extraconjugal e só foi reconhecido depois da morte da sua esposa em 1978. Piero não é um vice-presidente da Ferrari.

O último Ferrari lançado antes da morte de Enzo foi o F40F40Ferrari F40Itália, 1987 > 199245 fotografias
que comemorou 40 anos de carros de estrada da empresa.

Enciclopédia
FerrariFerrari

0 comments

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Cultura AutomóvelTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar